Resenha: Coração de Tinta

1.3.15

Oi gente! Tudo bem? Hoje vim com um post que estava com muito medo de fazer (pois é!) Estou aqui com a resenha de Coração de Tinta! Ué Louy, porque você estava com medo? Bem, esse é meu livro favorito, então se a resenha não ficasse perfeita eu não iria postar nunca. Ela não ficou perfeita, é claro, mas eu gostei e espero que vocês também gostem!



Sinopse:Meggie é filha de um restaurador de livros antigos, Mortimer Folchart, um apaixonado pela leitura que, contudo, nunca lê nada em voz alta. Mo, como é conhecido pelos amigos e parentes, vive o drama de ser um Língua Encantada, uma pessoa com o incrível dom de tornar real qualquer objeto ou os personagens de um livro bastando ler o trecho em voz alta, com o preço de algo do mundo real desaparecer em troca daquilo que foi trazido do livro. Algo que descobriu tarde demais, ao ler o livro Coração de Tinta para Meggie, os vilões do livro ganharam vida e, em troca, a esposa de Mo foi parar dentro da ficção. Desde este dia nunca mais leu nada em voz alta e procura há anos uma edição do livro, de sebo em sebo atrás de recuperar sua mulher daquela prisão e se escondendo do terrível Capricórnio, o maléfico personagem que deseja tirar proveito do poder de Mo.



Mo tem a capacidade de tirar os personagens dos livros, ele não sabe como, um dia quando estava lendo para sua mulher e sua filha, 3 homens apareceram em sua sala, Capricórnio, Basta e Dedo Empoeirado. Capricórnio acreditava que Mo era um mago poderoso e queria matá-lo, então ele e Basta se voltaram contra Mo e sua família, Dedo Empoeirado ajudou a proteger sua filha e a tirar os dois de sua casa. Quando Mo conseguiu ver tudo o que tinha acontecido percebeu, Resa, sua mulher tinha desaparecido. Os três tinhas saído do livro, e sua mulher entrado nele no lugar. Não posso falar mais da história, porque não quero dar spoiller.



Coração de Tinta é uma história para amantes de livros, na minha opinião, a melhor história de fantasia do universo. Cornélia Funke(se tornou minha rainha depois que li a história) conseguiu transmitir realmente um outro mundo na história, um mundo tão perfeito e bem escrito que você por alguns momentos até pensa que ele está ali, na próxima esquina.
A construção dos personagens é muito bem feita, conseguimos conhecer os personagens e nos identificar com eles rapidamente, e apesar de uma escrita rica em detalhes a leitura não se torna pesada ou cansativa em nenhum momento da história. Podemos conhecer o lado sombrio de cada personagem, e também acompanhamos o sofrimento de muitos dos personagens, assim como vemos a alegria deles em coisas pequenas ao decorrer da história. As manias de cada um é bem mostrada, mas também principalmente o amor, não só um com outro, mas também com os livros.



Meggie, Mo e Elionor não podem viver sem livros. Mo é o melhor " doutor dos livros" que qualquer um poderia conhecer, Elionor tem uma coleção gigantesca, ela herdou esse amor pelos livros de seu pai, o mesmo aconteceu com Meggie, ela foi criada indo de um lugar para o outro, mas não importava pra onde ela ia tinha livros, seus livros faziam qualquer lugar parecer um pouco mais com um lar. Dedo Empoeirado é meu personagem favorito, ele foi tirado de Coração de Tinta e a cada segundo só quer voltar para sua casa, ele sente falta de tudo, das fadas, dos duendes, das criaturas de vidro, mas principalmente do fogo. O fogo de lá não é como nosso, lá o fogo é um amigo, ele está vivo, aqui é apenas fogo. Farid só está assustado, mas ele conseguiu se sentir seguro ao lado de apenas uma pessoa na história Dedo Empoeirado. Capricórnio é perverso, ele não gostava nada de seu outro mundo, prefere o nosso, ele quer ser o rei do mundo e faria qualquer coisa pra tirar qualquer um de seu caminho, Basta só quer fazer Capricórnio sentir orgulho dele, uma coisa impossível!



O tempo e os locais são bem definidos. Todos os locais tem uma descrição muito bonita, e podemos reparar também que as cores, o sol e a chuva são elementos usados para deixar alguns momentos da história mais calma e tranquila ou desesperadora e perigosa. O livro tem muitas aventuras, muitos momentos tensos e outros bem felizes! No livros temos uma ilustração por capitulo, e temos aproximadamente 58 capítulos, algumas das ilustrações se repetem, cada uma mais linda que a outra, elas foram feitas pela própria autora!
Coração de Tinta faz parte da trilogia Mundo de Tinta sendo o primeiro livro dos três, mas uma coisa que eu fiquei muito feliz foi: A história não te deixa um grande mistério, ou alguma coisa muito ruim acontece no final pra ser resolvido só no outro livro, ele acaba, mas tem uma continuação.



Bem gente, eu espero que vocês tenham gostado do post, alguém aí já leu o livro? O que acharam? Pra quem quiser ler, e gosta de ler ouvindo música eu aconselho a ouvir essa playlist https://8tracks.com/mishamishit/meggie-mo-s-traveling-mix , ela foi feita inspirada no livro e é maravilhoso, li o livro inteiro ouvindo ela e não me cansei, até hoje eu escuto ela as vezes. Até a próxima galerinha, eu sei que o post ficou bem grandinho, desculpa!
Bons Amendoins!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Já vi o filme, e sentia que o livro tinha muito mais a oferecer, sua resenha ficou um fascínio fácil pra esse conto. Quem não se apaixona pela doce Meggie, afinal qualquer leitor gostaria de ter esse dom <3
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Meggie é mesmo um amor! Eu amo esse livro, ele é incrível, quando tiver um tempo leia! Eu amaria tirar os personagens do livro, com certeza os primeiros seriam do Coração de Tinta haha'
      Muito obrigada <3
      Beijos :**

      Excluir
  2. Esse livro está na minha lista de favoritas há tempos e ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero MUITO. Já assistir o filme bilhões de vezes e com certeza o livro deve ser mais que perfeito! Amei a resenha! Parabéns! Beijos!
    http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também assiste muuuuuuuuito esse filme, e já está me dando uma vontade de assistir outra vez haha' O livro é ótimo, eu amo esse livro, falo com todo mundo que me pergunta se eu tenho dicas de leitura, é no automático: Já leu Coração de Tinta? haha' Eu amooo <3 Ele é grande, mas acaba muito rápido, eu fiquei enrolando pra ele não acabar, voltava algumas páginas hahaha'
      Muito obrigada Sara!! <3
      Beijos :**

      Excluir
  3. Oiii Lou, tudo bem???? Eu nunca li o livro, mas a ideia dele é bem legal :)
    É difícil falar de um livro quando gostamos muito dele né??? :3
    Mas você se saiu muito bem.
    E eu amei essas fotos. Ficaram lindas na postagem =D
    Parabéns mesmo. Um beijão <3
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Tudo bem, e com você? Esse livro é muito bom! Nossa, era pra ser mais fácil, né? hahaha' Muito obrigada mesmoo <3 Um elogio desses, ainda vindo de você!! Obrigada!
      Beijoos :**

      Excluir
  4. Você me deixou bem curiosa para ler o livro!! Vou até favoritar aqui pra não esquecer o nome e sua dica da playlist ;) E amei as fotos do post, parabéns pelo capricho!!

    www.projetodiy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, e se possível com a playlist, ela ótima, eu me apaixonei, e caí na leitura como uma luva! É perfeita! Muito obrigada!! <3
      Beijos :**

      Excluir